O sucesso das novelas

O sucesso das novelas

O que é novela, folhetim, história em capítulos?

Desde o século passado, escrita e lida em jornais da época, os folhetins eram sucesso. Por quê? Porque na verdade, o ser humano precisa de romance, não importa classe social, sexo, religião, raça ou cor. Precisamos alimentar a esperança de que existe uma luz no meio ou no fim do túnel, só que para chegar a essa luz, sempre haverá obstáculos.

Aí é que chegamos aos problemas de audiência televisiva – nossos folhetins atuais -.

Tenho uma amiga, famosa noveleira de carteirinha, que hoje em dia desliga a TV no horário de novelas. Os tais obstáculos afetaram seu sistema nervoso.

Cá entre nós, a vida não está pra brincadeira, mas criar problemas que servem de exemplo para os bandidos de plantão, só pode dar queda de audiência. Infelizmente. Todos nós sabemos que sem conflitos, não têm assunto. Pra se chegar à apoteose, é preciso um grande problema. Mas criar grandes problemas no inicio da história, espanta. Assassinatos, chantagens, torturas, pegam bem nos últimos capítulos, mas e o romance esperado? Assistimos às novelas pelos romances.  E quanto mais romance melhor. É essa a ilusão que cerceia a vida junto com as comédias, vide os filmes de sucesso, as séries, os antigos folhetins.

Mas como de nada adianta falar, repetir, espernear, a coisa continua assim e a culpa vai cair – provavelmente – nos canais pagos que seria outra opção no horário.

Mas, veja bem. Ninguém parou pra notar que as novelas antigas em outro canal de TV, continuam liderando o horário. E todo mundo sabe o final. Por que o sucesso? Mais criatividade ou menos impetuosidade em relação aos conflitos sugeridos? Acredito que emoção, seja a palavra de ordem. Emoção pura, positiva, sincera.

É essa a marca dos grandes trabalhos que caminham em sentido contrário a realidade, ao medo, ao mal estar declarado nos telejornais, procurando encobrir nossa verdadeira natureza, em busca de uma audiência cansativa.

Somos todos românticos.

Novela Dancin Days- Gilberto Braga – Ultimo capitulo – Musica Outra Vez

Tags: , , ,

Deixe uma resposta