LEI APROVADA!!
Acabo de saber por meu amigo Felipe Cerquize, do grupo Cardiem (que orgulhosamente faço parte), que conseguimos a aprovação por unanimidade na Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara dos Deputados, do PL2732/2008 que trata da volta da educação musical ao ensino fundamental.
Mais um ponto a favor da música, dos músicos e compositores.
Parabéns à Felipe Radicetti – Coordenador do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música – parabéns à todos.
Comunicado sobre a campanha
– Acompanhamento de Proposições
PL 2732/2008 – Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.
– 28/05/2008
Discutiram a Matéria: Dep. Jorginho Maluly (DEM-SP), Dep. Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), Dep. Ivan Valente (PSOL-SP), Dep. Iran Barbosa (PT-SE), Dep. Alice Portugal (PCdoB-BA), Dep. Pedro Wilson (PT-GO), Dep. Lobbe Neto (PSDB-SP) e Dep. Gastão Vieira (PMDB-MA).
– 28/05/2008
Aprovado por Unanimidade o Parecer.Matéria Agência Câmara
Comissão aprova ensino de música em educação básica
A Comissão de Educação e Cultura aprovou hoje, por unanimidade, o Projeto de Lei 2732/08, do Senado, que torna obrigatório o ensino de música na educação básica (1º e 2º graus). O relator da matéria, deputado Frank Aguiar (PTB-SP), recomendou a aprovação da medida. “Acreditar no ensino da arte musical nas escolas é um gesto de apreço ao Brasil e a toda sua tão original identidade”, disse o parlamentar. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96), que já determina o aprendizado de arte nos ensinos fundamental e médio, mas sem especificar o conteúdo. TramitaçãoO projeto, que tramita em caráter conclusivo, será votado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
3 comentários
Nobre colega Isolda,
Parabéns aos idealizadores desse importante projeto. Como disse Villa-Lobos, o grande compositor e idealizador do projeto de educação musical, O Canto Orfeônico: “A música, eu a considero, em princípio, como um indispensável alimento da alma humana. Por conseguinte, um elemento e fator imprescindível à educação da juventude.”. A preocupação maior será a definição da metodologia de ensino e a capacitação pedagógica.
Um grande abraço
Nobre colega Isolda,
O tempo foi perdido por algum tempo, mas o reencontro desse tempo será marcado nas horas desse novo tempo.
Um grande abraço
Obrigada Marley.
Eu concordo com vc. Como sempre, aliás.
beijos