MUDAR DE CARA

MUDAR DE CARA

Outro dia recebi uma mensagem de alguem que me perguntava ” … que elementos tem que ter uma música para ser, Pagode, Rock, Samba, Axé, Sertanejo, Rock Progressivo, etc, ou qualquer música? “
Na minha opinião, a música começa com o ritmo, (Pagode, Rock, Samba, Axé, Sertanejo, Rock Progressivo, etc). Partindo daí, a gente passa para a harmonia musical, que vai de encontro ao ritmo, claro. Como fazer um pagode com frases musicais dissonantes? Como fazer uma bossa com acordes simplificados? Fica estranho. Cada estilo de música pertence a um grupo e cada grupo tem suas peculiaridades.
” Pode se transformar um rock em uma canção?” – Até pode, mas nessa mudança óbviamente, preserva-se a melodia, mas não os acordes. Os acordes de um rock em sua maioria são diferentes de uma balada. Assim como os acordes de uma baladas são diferentes dos acordes de um samba. Dá pra revestir a música de uma outra maneira e muitas vêzes fica bem interessante, mas tudo tem que ser mudado, versionado para o outro estilo.
Existe um artigo no código de direito autoral dizendo que não é admissivel descaracterizar uma canção a não ser que os autores concordem. Como autora, pessoalmente eu não gostaria de ver minha canção ser totalmente transformada, como quem fez uma cirurgia plástica e virou outra pessoa… Se gostasse, teria feito desse jeito. Valeu, pra você?

Um comentário

  1. C. Marley disse:

    Nobre colega isolda,

    Antes de autorizar uma regravação das suas canções, você costuma ouví-las? Já vetou alguma das suas canções para regravação, por não concordar com o novo estilo proposto?

    Um grande abraço

Deixe uma resposta